Portuguese Italian Spanish English French German


HOME

Artigos

ADQUIRIU DOENCA CARDIACA:

Controversia COLESTEROL Em janeiro de 1984 o mundo da midia foi dada uma informacao completa sobre os resultados de um estudo cardiaco importante e caro organizado pelo American National Heart, Lung and Blood Institute Coronary Primary Prevention Trial's, que tinha sido iniciada dez anos antes . O objetivo desta pesquisa foi o de tomar muitos dos resultados estabelecidos no colesterol e doenca arterial coronariana um passo alem do simples (ou nao tao simples?) De causa e efeito-palco.

Os investigadores de Framingham mostrou que a doenca cardiaca esta associada com niveis elevados de colesterol no sangue, um forte indicio de que esta foi a causa provavel da doenca coronariana. No entanto, tinha sido de nenhuma maneira cientificamente comprovado que uma dieta baixa em colesterol seria realmente prevenir a aterosclerose. Pode parecer sobre o rosto dele que deve faze-lo, mas a suspeita, palpite, deducao e inferencia nao sao prova. Ea prova e o que o National Heart, Lung and Blood Institute queria, e estava disposta a gastar 150 milhoes de dolares para adquirir.

A evidencia

Os pesquisadores realizaram 3.806 homens entre as idades de 35 e 59 os quais identificados como tendo niveis medios mais elevados de colesterol em sua corrente sanguinea. Nenhum deles tinha sinais de doenca cardiaca coronariana, quando o estudo comecou. Os temas foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um foi o grupo de teste, enquanto o outro formado um grupo de controlo que os resultados do grupo de teste poderia ser avaliado.

Em seguida, ambos os grupos foram submetidos a uma dieta pobre em colesterol, mas o grupo teste foi tambem dada a colestiramina - uma substancia conhecida para diminuir os niveis de colesterol no sangue. A teoria era que os membros do grupo de teste deve acabar com menor incidencia de doencas do coracao, porque, com a vantagem de colestiramina, que estavam sendo submetidos a um controlo mais apertado sobre a quantidade de sua ingestao de colesterol, particularmente um tipo chamado Low Density Lipoprotein-Cholesterol ( LDL-C) e que chegou a circular na sua corrente sanguinea.

No evento, apos quase sete anos e meio ano sobre estes regimes, este e exatamente o que aconteceu. Os niveis de colesterol cairam em ambos os grupos, mas doencas cardiacas no grupo teste teve 19 por cento menos em morte (geral subita, coronariana, fatais e nao fatais ataques cardiacos) e 24 por cento menos ataques cardiacos fatais. Houve beneficios em termos de incidencia de angina e necessidade de operacoes de ponte de safena.

No entanto, devemos lembrar que os voluntarios para este estudo pertencia a um particular "no sector de risco" da comunidade, todos tendo inicialmente LDL elevado de HDL-C. Em mais um cruzamento normal parte da populacao que poderia ser o suficiente para limitar a utilizacao de gordura dietas para produzir melhorias. Mas o julgamento que revelam que, para aqueles em situacao de risco, as drogas podem melhorar a saude e prolongar a vida. Para cada queda de 1 por cento nos niveis de colesterol no sangue os investigadores encontraram uma queda de 2 por cento no risco de ataque cardiaco - um resultado muito animador. A equipa de investigacao acredita que resultados semelhantes poderiam ser esperados, entre outros grupos de idade e entre as mulheres, embora nao tenham extrapolado seus resultados para considerar as pessoas com niveis medios de colesterol.

O veredicto

Este amplo estudo, realizado em 12 Lipid Research Clinics, e, segundo os pesquisadores, o primeiro a estabelecer de forma conclusiva que a reducao do elevado-sangue de colesterol em humanos reduz os ataques cardiacos e mortes causadas por ataques cardiacos. Por anos os medicos descreveram como o excesso de colesterol formas de materia gorda amarela conhecida como "chapa" que se acumula nas celulas que revestem as arterias. Eles mostraram como plaquetas - celulas especiais de protecao que ajuda a coagular o sangue - lacrar esses depositos, formacao de coagulos que podem separar-se do sangue da parede do vaso sanguineo para bloquear o fluxo e assim provocar um ataque cardiaco ou derrame. Agora vem a prova de que voce pode melhorar sua saude por reduzir diretamente o acumulo de lipidios, em primeiro lugar e, provavelmente, evitando os depositos de gordura a ser incorporada na parede arterial. Tudo muito logico, pode-se dizer, mesmo obvio - mas agora temos a prova. Agora, certamente, podemos estar confiantes na condenacao de colesterol para o exilio, a fim de manter o nosso coracao esta vivo?

Bem, talvez confiante, mas nunca nada e simples na medicina. Por exemplo, ha alguns indicios de que pessoas com niveis relativamente baixos de colesterol pode ser um pouco mais propensas ao cancer do que aqueles com niveis mais elevados. A questao da relacao de lipidios para neoplasias malignas e bastante complicado, sendo amarrado com a presenca de vitamina A em formas que nao sao totalmente compreendidos.

No entanto, este e um achado interessante e que merece um estudo mais aprofundado antes de comecarmos a nos dar tapinhas nas costas e fingir que ja sabemos tudo. Nos nao.

Outra complicacao e determinar o que constitui uma dieta de alto ou baixo nivel de lipidios. Mesmo uma substancia que contem gordura como cafe pode ter colesterol relacionadas com repercussoes. Ha evidencias de estudos realizados na Noruega pelo Dr. Dag Thelle e seus colegas homens que beber oito ou nove xicaras de cafe por dia tem niveis de quase 20 por cento mais elevados de colesterol no sangue do que um copo-um-homem-dia. Nas mulheres, a diferenca de nivel de lipidios e 12 por cento. Cafe poderia absorver de alguma forma aumentar os niveis de lipidios no sangue? Se assim for, nao beber cafe que predispoem a doenca cardiaca coronaria? O trabalho noruegues sugere que a resposta a ambas as perguntas e 'sim'.

*32/353/5*

CARDIO & BLOOD

E nome, website & Design sao copia escrita © 2001 - data presente. A imagem e © Marie Budfink e e usado com ela permissao. WWB e o unico grupo em linha ate a data que ganhou a permissao para uso de seu "Tiger Lily " imagem.

   Nossa farmacia on-line e o fornecedor de medicamentos mais confiavel      Genericos Cialis      para medicamentos controlados sem receita medica